Na manhã desta sexta-feira, 27, o Centro Universitário Tiradentes – Unit pode participar da solenidade de entrega da Comenda Selma Bandeira. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Maceió e horou 18 personalidades pelos serviços prestados em defesa da mulher e da cidadania no Estado.
A comenda foi conferida a profissionais que são professoras, advogadas, médicas, administradoras, líderes comunitárias, políticas, servidoras públicas e assistentes sociais que contribuíram, de alguma forma, com o desenvolvimento social e econômico de Alagoas. Na oportunidade quem representou o Unit foi a professora e coordenadora do curso de serviço social Silmara Mendes, por todo empenho e dedicação que ela desempenhou pelo Presídio Feminino em Alagoas.
Aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Maceió, a outorga será entregue a mulheres que desempenham funções em diversas áreas sociais e profissionais. A iniciativa faz parte das ações da bancada feminina da Casa, formada pelas vereadoras Heloísa Helena (PSol), Tereza Nelma (PSDB), Fátima Santiago (PP), Silvânia Barbosa (PPS), Simone Andrade (PTB) e Aparecida Augusta (PRTB).
Comenda Selma Bandeira
A Comenda Selma Bandeira foi criada pelo Decreto legislativo 183/1997 e é conferida a personalidades e instituições que se destacaram na defesa das mulheres e da cidadania. Em Alagoas, Selma Bandeira é um exemplo de coragem e ousadia. Nascida em Delmiro Gouveia, no dia 1º de janeiro de 1944, foi médica, militante política e deputada estadual. Sua vida foi pautada na luta contra as discriminações políticas, econômicas e sociais em plena ditadura militar.
Meses antes de falecer em um acidente automobilístico, em 1986, participou da criação do Conselho Estadual de defesa dos Direitos da Mulher. Selma Bandeira morreu no dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.