Durante o painel, foram abordados assuntos como a nova visão da comunicação integrada no setor público e privado, a importância da comunicação nas empresas e a influência da crise econômica na área.
A conversa logo se encaminhou para as mídias sociais e Aline Angeli, diretora da Amais Imprensa, contou que o conteúdo produzido pela empresa é explorado na rede, porém, ela não oferece função de gerenciamento. Isso acontece, porque muitas vezes, o cliente que adquire o serviço de comunicação não quer pagar por essa outra atividade, que precisa, inclusive, de um olhar diferenciado, já que é uma linguagem diferente da jornalística. “Hoje eu optei por trabalhar com o contato direto com a imprensa, somos uma das agências pioneiras em assessoria de imprensa em Alagoas”, pontuou.
Já para Janaína Ribeiro a experiência na liderança da comunicação do Ministério Público de Alagoas foi um pouco diferente. Em 2013, pela primeira vez, a equipe criou perfis em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), facilitando o compartilhamento de informações entre os jornalistas e o público, integrando cada vez mais essas ferramentas de comunicação. Além disso, o MP foi também a primeira assessoria de comunicação de instituição pública a usar o aplicativo WhatsApp como ferramenta de conteúdo e informação.
A estudante Larissa Gomes, do segundo período de Jornalismo, disse ver os participantes desse painel como espelhos para os alunos de jornalismo, já que representam grandes nomes do mercado de trabalho. “O assessor tem que ser convincente, mostrar trabalho e resultados para que a comunicação seja algo que as empresas continuem a investir”, lembra a acadêmica.
Novo jornalismo
O outro convidado foi o jornalista Mattheus Rocha. Matteus, que é fundador do projeto “Novo jornalismo” e atua na área de Marketing e Comunicação Digital, além de ser diretor da agência Fizzy do Rio de Janeiro. O palestrante deu dicas sobre técnicas e ferramentas que todo jornalista precisa conhecer do mercado ligado ao mundo digital.
Mattheus compartilhou com estudantes, profissionais e empreendedores suas experiências no mercado digital e propõe uma nova visão da Comunicação Social, a partir da utilização de técnicas e ferramentas que visam à reinvenção e modernização do Jornalismo “tradicional”.
Seu conceito é baseado no SEO (Search Engine Optimization) que em português sua tradução é Otimização de Sites, ou seja, otimizar e melhorar o posicionamento de um site em uma página de resultados de busca. Para o palestrante não existe texto grande para internet, existe um texto chato para se ler. “Se soubermos otimizar o texto fica mais fácil de se ler”, comentou. Acrescentou ainda que infográficos e imagens são essenciais para que a outra pessoa compreenda melhor.
Outra dica do jornalista é referente aos parágrafos, que devem termo máximo 5 linhas, já que fica um texto fácil de se ler. Já para a titulação das matérias, deve ter no máximo seis palavras, pois os leitores conseguem lembrar do titulo.
SEBRAE
A palestra contou com a presença da analista da unidade de Marketing, Marcela Sampaio e Maurício de Oliveira, analista da unidade de Atendimento Empresarial para falarem sobre os motivos que levaram o Sebrae a ser referência em Alagoas, além dicas de como se conectar e empreender no meio jornalístico.
Iniciando o case do Sebrae, Marcela Sampaio contou um pouco da sua experiência ainda como estagiária no local e disse que o maior diferencial do Sebrae na área jornalística é que eles não fazem release. “Nós fazemos matérias completas e investimos em uma apuração maior que facilite para a imprensa. Pesquisamos muito e dificilmente falta alguma informação.” Na apresentação do case, Marcela ainda ressaltou a importância dos estudantes de comunicação conhecerem bem a área que desejam atuar, sendo assim, buscar especialização e estágios que possam servir de aprendizado para aquele aluno. “O estagiário precisa ter comprometimento no seu local de trabalho, ser responsável e aproveitar aquele momento para aprender, tirar dúvidas”, comentou.
O analista de Atendimento Empresarial, Maurício de Oliveira, enfatizou na importância do conectar-se aos outros. “O estudante precisa se conectar aos profissionais que ele admira e pretende ser no futuro”, comentou. Fazendo perguntas sobre o futuro, o analista do Sebrae de uma forma descontraída fez com que o auditório pensasse sobre o amanhã. Segundo ele, cabe aos estudantes pensarem onde eles pretendem trabalhar, pesquisar o site da empresa, o instagram e estarem conectados à eles pelo facebook, pois só assim se pode conhecer mais da empresa. Além disto, Maurício ainda ressaltou que para ter sucesso é simples “Ser um bom profissional e fazer o que se gosta”.
Texto especial dos estudantes de Jornalismo: Ana Clara Mendes, Raíssa França, Breno Leal e Marcelo Nivaldo.
Confira as fotos aqui.