MENU

Curso de Serviço Social realiza 8ª Semana Unit de Homenagem à Mulher


às 18h22
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit realizou nesta terça-feira, 31, a 8ª Semana Unit de Homenagem a Mulher. O evento é voltado para alunos e professores. Na oportunidade também aconteceu a segunda edição da entrega do troféu “Guerreiras de Alagoas” que homenageou mulheres de destaque.

A ação realizada anualmente , busca discutir com alunos, professores, comunidade acadêmica e a sociedade, temas de interesse da mulher e suas relações com a sociedade. Nesta edição, a palestrante foi a professora Dra. Rossana Marinho que falou sobre “As transformações societárias no mundo contemporâneo e a mulher”.

Além do caráter acadêmico, o curso de Serviço Social realizou a segunda edição da entrega do troféu “Guerreiras de Alagoas”, onde foram homenageadas mulheres de destaque em diversas áreas de atuação, como educação, cultura, movimentos sociais, entre outras.

O evento é uma realização do curso de Serviço Social do Unit.

Prêmio Guerreiras de Alagoas

Leureny Barbosa de Barros

Leureny Barbosa de Barros – alagoana, cantora de MBP.  Conhecida como a dama da música alagoana. Como seus pais, todos os 05 irmãos herdaram a veia artística. Sua paixão pela música vem desde os sete anos de idade: quando na brincadeira com os irmãos, improvisava palco ou quando tocava piano imaginário na janela de sua casa. Através de seu CD “Dama da Noite” ela divulga a música alagoana.

Peronilda Batista de Andrade (Peró)

Peronilda Batista de Andrade  (Peró) – natural de Maceió. Graduada em Teatro pela Universidade Federal de Alagoas. Fundadora da ONG Sua Majestade, O circo, projeto que trouxe às crianças da Vila Emater II a possibilidade de apreender artes do mundo circense. Desde 2001, a ONG desenvolve trabalhos de arte-educação, regatando a cultura do circo na cidade de Maceió.

Rosa Mossoró Bezerra Santos

Rosa Mossoró –  Filha do lendário Mossoró, Rosa Mossoró herdou do pai não só a fama do sobrenome, mas a paixão pela vida noturna de Maceió. Aos 47 anos, mãe e avó, ela se tornou uma das figuras mais emblemáticas do circuito de bares e boates da capital alagoana. Sua notoriedade é tanta que uma legião de fãs, clientes e curiosos lotam o pequeno bar “La Rosa”, na Rua Mato Grosso em frente a Praça Rayol, no Jaraguá. É uma defensora da luta do combate ao preconceito e discriminação sexual. Entre mitos e verdades, a trajetória noturna de Rosa Mossoró está recheada de glamour, coragem e muito trabalho.

Maria Valéria Costa Correia

Maria Valéria Costa Correia – assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou estágio posdoutoral no Programa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2011. Atualmente é Diretora da Faculdade de Serviço Social/UFAL e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais, e professora da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Lidera  a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.  Milita em defesa da saúde pública e manifesta a sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos Hospitais Universitários e em qualquer outro Hospital-escola do país, porque considera a sua implantação uma afronta.

Rosa Lúcia Prédes Trindade

Rosa Lúcia Prédes Trindade,  assistente social,  mestre em Serviço Social pela UFPE, doutora pela UFRJ,. Realizou estágio posdoutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ em 2011 e 2012. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, professora da graduação, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL e da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário/UFAL. Vice-diretora da Faculdade de Serviço Social da UFAL, gestão 2014-2018. Foi conselheira fiscal do Conselho Federal de Serviço Social CFESS (gestão 2011-2014). Participante da Rede de Pesquisa sobre o Trabalho do Assistente Social (RETAS). Coordena os Grupos de Pesquisa Mercado de Trabalho do Serviço Social e Saúde Mental e Sociedade e o Projeto Integrado de Pesquisa PROCAD Casadinho (UFAL, UFRJ, PUC-SP.

Maria Neide Martins (Mãe Neide)

Maria Neide Martins, conhecida como “Mãe Neide Oya D’Oxum”, considerada pioneira na disseminação da cultura afro-brasileira no Estado de Alagoas e por toda sua contribuição junto à comunidade alagoana, é considerada pela Lei nº 6.513 de 22 de setembro de 2004, e alterada pela Lei 7.172 de 30 de junho de 2010, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. Começou a trabalhar na Prefeitura de Arapiraca, logo em seguida foi para a Secretaria de Urbanismo, onde fundou uma creche com os filhos dos garis da mesma prefeitura de Arapiraca, trabalhou na FEBEM/AL como monitora, depois no Hospital Regional de Arapiraca como já citado na Clínica Frei Fabiano. Ainda não satisfeita com os seus cursos, Mãe Neide ingressou no curso de Instrumentadora de Cirurgia. Trabalhou em seguida na TV Alagoas – Band, no programa “A vez do povo na TV”. Mãe Neide iniciou-se no Kardecismo aos 16 anos, no ano de 1978 no Centro Companheiro de Emanuel em Arapiraca.

Inscreva-se

 

Compartilhe: