MENU

Curso de Serviço Social homenageia mulheres da sociedade alagoana

As oito representantes foram escolhidas pelo destaque social e profissional em Alagoas

às 14h09
Todos os anos o curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit reconhece mulheres alagoanas que se destacaram por suas atuações sociais e profissionais e nesta quinta edição a homenagem “Guerreira de Alagoas” traz oito nomes. O evento foi realizado nesta terça-feira, 21, no minishopping, do campus Amélia Maria Uchôa.
Compartilhe:

O objetivo da homenagem é reconhecer os importantes papéis que as mulheres exercem na sociedade, apesar dos embates enfrentados no cotidiano para a garantia de direitos.  “Há 10 anos o curso de Serviço Social do da Unit promove discussões sobre as transformações societárias contemporâneas que repercutem não apenas no Serviço Social, mas na sociedade em sua totalidade. Dentre elas destacamos os enormes desafios e embates enfrentados pela mulher na atualidade, materializados pela opressão, preconceito, discriminação, violência e retrocesso de direitos. Neste contexto, há cinco anos o curso de Serviço Social  presta homenagem as mulheres da sociedade alagoana, intitulada Guerreira de Alagoas, com o objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados por mulheres à sociedade. Neste ano, em especial, a homenagem Guerreira de Alagoas ressalta a importância do engajamento das mulheres nas lutas da violência contra a mulher, do retrocesso de direitos, sobretudo contra a reforma da previdência social”, destaca a coordenadora do curso de Serviço Social Silmara Mendes.

Homenageadas:

Andréa Pacheco possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutora nos Estudos Interdisciplinares Mulher, Gênero e Feminismo na Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa FRIDA KAHLO – Estudos de Gênero, Feminismos e Serviço Social. Professora titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão. Atua no movimento feminista e de mulheres através da Organização de Mulheres Maria Mariá. Atualmente desenvolve trabalhos nas seguintes temáticas: feminismo, gênero, violência contra a mulher, Serviço Social, políticas públicas e formação profissional. Desenvolveu uma pesquisa sobre o perfil da violência doméstica contra a mulher desde a implemnentação da Lei Maria da Penha no Municipio de Maceió através dos BO’s das Delegacias Especializadas da Mulher no período 2006 a 2009.

Daniela Karbengele é graduada em Ciências Sociais é Bacharel em Sociologia pela UNICAMP (1998). Foi Bolsista Ford-IFP (2007/2010). Mestre em Antropologia pela UNICAMP (2005). Foi eleita membro do Conselho Ético e Fiscal da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNICAMP em 2004. Participou do Programa de Formação de Quadros Profissionais do CEBRAP para mestrandos (2002/2003). É doutora em Antropologia pela UNICAMP (2012) e Pesquisadora-Visitante na University of Texas at Austin, com Bolsa Fulbright (2010/2011). Atua nas áreas de: Identidades; Trajetórias; Relações Raciais; Estudos de Família e Gênero, Educação, Práticas Culturais; Marcadores Sociais da Diferença.

O perfil de Elaine Kundera o que existe de mais contemporâneo na produção musical da atualidade. Elaine Kundera trabalha com a música como a artesã tece uma delicada renda. Como o escultor que dá vida ao mármore. Como o pintor que lança numa tela, pinceladas com a alma de um mestre. Elaine Kundera constrói com a sua voz uma edificação sólida e perene. Confere um status de personalidade inigualável ao cantar. Compositores e intérpretes que integram seu repertório: Djavan, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alceu Valença, Flávio Venturini, Beto Guedes, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Kid Abelha, João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Chico Buarque, Marisa Monte, Nana Caymmi, Zizi Possi, Ângela Rô Rô, Skank, Cidade Negra, Zélia Duncan, Elis Regina, Lulu Santos, Renato Russo, Tim Maia, Herman Torres, Lupicínio Rodrigues, Zé Ramalho, Fagner, Belchior, Marina Lima, Gonzaguinha, Chico César, Ana Carolina, Vander Lee, entre outros compositores da Música Popular Brasileira clássica e contemporânea.

Fabiana Leão é delegada da Polícia Civil, formada pela Universidade Federal de Alagoas – Ufal e atua na área policial há 15 anos. Começou sua experiência na polícia como delegada de Feira Grande, depois veio trabalhar na capital alagoana como delegada especializada em defraudações. Logo depois  saiu à designação para ser delegada titular na delegacia geral administrativa da Polícia Civil, conduzida pelo então delegado geral Marcílio Barenco. Depois ela foi nomeada diretora de políticas públicas adjunta na Secretaria de Defesa Social, onde pode assessorar  o secretário adjunto José Edson, retornando a ser titular no 8º distrito da capital. Em 2016 ela foi transferida para ser titular na delegacia de Santa Luzia do Norte, acumulando a responsabilidade das cidades de Coqueiro Seco e Satuba.

Franqueline Terto é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas, mestra em Ciências Sociais pela Universidade federal de Campina Grande e estudante do curso de Especialização em Estudos Latinoamericanos pela Universidadefederal de Juiz de Fora (MG), em parceria com a Escola nacional Florestan Fernandes. Foi militante do Movimento estudantil, integrando o DA de Serviço Social “Arthur Ramos” e a gestão do DCE “Não vamos pagar nada” (2000-2001). Tem experiência profissional na assessoria a ONG’S e movimentos sociais, bem como em docência no ensino superior em Serviço Social. Foi Conselheira do CRESS Alagoas na gestão 2011-2014, como suplente e secretária, integrando as comissões de formação e de inscrição. Atualmente trabalha no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Assentamentos Rurais, coordenado pelo Centro de Capacitação Zumbi dos Palmares/INCRAe é militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Lenilda Luna é formada em Comunicação Social e foi a primeira jornalista concursada da Universidade Federal de Alagoas, atuando na UFAL há mais de dez anos, além de outras passagens por alguns veículos de comunicação do estado.  Sua graduação em jornalismo aqui teve início em 1985, mas teve que interromper o curso para trabalhar no sul da Bahia, onde também cursou Pedagogia na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, além de um curso de Radialismo em Itabuna. É na luta pelo direito dos trabalhadores e das mulheres que Lenilda Luna tem se destacado, sendo uma legítima “guerreira” na luta pelas demandas sociais em Alagoas, em especial por sua militância política e pelo engajamento contra todas as formas de opressão sofrida pelas mulheres.

Norma Alcântara é Assistente Social e possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi Coordenadora do Estágio em Serviço Social. Atualmente é Coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER – Edital CAPES) UERJ-UFAL e Coordenadora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da UFAL. Atualmente, é professora integrante do Grupo de Pesquisa sobre Reprodução Social (com registro no CNPQ) e com intercâmbio com outras Universidades na Itália, Argentina, Uruguai, Espanha e Colômbia.

Valná Dantas é Publicitária especialista em Marketing Estratégico. Proprietária da Revista DUE. Palestrante, Coach e professora universitária. Coordenadora dos cursos de Publicidade e de Jornalismo do Centro Universitário Tiradentes, Unit – Al. Há mais de seis anos, a revista Due aborda temas que as pessoas evitam debater em nosso estado. Na publicação, as matérias sobre casamento gay, preconceitos, feminismo, direitos humanos e tantos outros temas, apostam em trazer conhecimento e esclarecimento à população. A missão do veículo é formar pessoas melhores e, através do conteúdo, tornar a comunidade mais aberta às diferenças. Respeito, liberdade e igualdade são três pilares que sustentam a revista que se tornou conhecida por sua ousadia.

 

Compartilhe: