Nos dias 28 e 29 de outubro o Centro Universitário Tiradentes – Unit realiza um Workshop Project Model Canvas. O evento é voltado para os alunos dos cursos de Engenharias e conta como facilitador o professor e administrador Fabiano Duarte.
A oficina com modelo de projeto em mural acontece em dois momentos, o primeiro será no dia 28, às 14h e no dia 29 às 20h20. Os alunos dos cursos de engenharias do Unit, por orientação do professor Fabiano Silva Duarte e supervisão do coordenador do curso Cesar Bündchen Záccaro de Oliveira, ministram uma oficina com o propósito de ensinar como utilizar a ferramenta e metodologia de planejamento Project Model Canvas, um plano de negócios para elaboração de projetos de forma coletiva.
O objetivo do evento é promover a organização e o gerenciamento de informações. Proporcionando assim, uma rede de conhecimento, para a prática de ideias iterativas e que possam ser compartilhada pelo próprio aplicativo do celular, possibilitando a elaboração de projetos no processo de criação em uma empresa. Outro proposito consiste em engajar os Stakehoulders integrantes geradores e elaboradores do projeto, a fim de resolver problemas e encontrar soluções, oferecendo serviços e/ou produtos.
Serão expostos banner’s com colagem de Folhas de Post It como recursos visuais; simulando a montagem do aplicativo no Smartphone. Estímulo ao empreendedorismo em todas as áreas de conhecimento de forma integrada, dinâmica, objetiva e interdisciplinar.
“Buscando identificar as competências dos alunos na disciplina Empreendedorismo no curso de engenharia ambiental venho trazer uma nova metodologia de ensino, uma das mais novas ferramentas de gestão de negócios e projetos”, colocou o professor Fabiano Duarte.
Model Canvas
O ‘Business Model Canvas’ é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia. Inicialmente ele proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology. O Project Model Canvas é uma metodologia robusta de gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. Ela é ideal para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento, mas que se caracterizam por inovação, alta dinâmica dos negócios, muitos projetos em paralelo e nos quais soluções rígidas e engessadas não se aplicam.