MENU

Projeto de Extensão da Unit Alagoas presta atendimento a pessoas LGBTQIAP+

Atividades acontecem no Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego, no bairro do Clima Bom

às 17h22
Compartilhe:

O projeto de Extensão Furta Cor é um núcleo de apoio para com a educação em saúde mental e sexual ao grupo LGBTQIAP+ alagoano. Proposto pelo curso de Medicina, o projeto presta atendimento no Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR) no bairro do Clima Bom em Maceió e tem o objetivo de garantir os direitos fundamentais previstos na Constituição de bem-estar destas pessoas que sofrem com a negligência governamental e o preconceito social.

Dessa forma, o projeto tem como intuito reafirmar esses direitos por meio de atividades voltadas ao cuidado biopsicossocial com ênfase na atenção à saúde sexual e mental da comunidade LGBTQIAP+ de Alagoas e serviços de educação para profissionais e estudantes, assim dando visibilidade às causas da comunidade e estimulando a inclusão e a diversidade para os trabalhistas e discentes.

Assegurando o modelo de cuidado biopsicossocial com enfoque na saúde mental e sexual da população LGBTQIAP+, o Furta Cor realiza a sua contribuição social ampliando a promoção de educação sobre diversidade e inclusão aos alunos e profissionais de saúde além da assistência psicológica e ginecológica ao público, resultando na melhora da qualidade de vida da comunidade referida. 

CAERR

O Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego (CAERR) foi inaugurado em 05 de janeiro de 2021, constituindo-se como um importante equipamento social para a LGBTQIA+ em Maceió, tendo em vista o seu papel de acolhimento e de assistência no estado que é considerado um dos mais violentos para esse segmento da população, como aponta o Relatório de 2018 – Mortes violentas de LGBTQIA+ no Brasil, elaborado pelo Grupo Gay da Bahia. 

O centro tem diferentes atividades que estão sendo elaboradas e executadas pelas Equipes de Trabalho (ETs). Estas estão divididas entre: Arte e Cultura, Comunicação, Educação, Esporte e Lazer, Empregabilidade, Sustentabilidade e Turismo, Jurídica, Planos e Projetos, Saúde, Serviço Social, LGBTQIA+ e Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS. 

Para conhecer mais sobre o centro acesse aqui.

Compartilhe: