MENU

Estudantes de Enfermagem e Nutrição são aprovadas no VER SUS


às 17h37
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes – Unit a cada ano fomenta o desenvolvimento de profissionais excelentes para o mercado de trabalho de Alagoas. O inicio de 2015 chegou cheio de boas surpresas para as alunas do cursos de enfermagem e de Nutrição. As alunas Deyse Oliveira e Vanessa Omena conquistaram uma aprovação para o VER SUS, conhecido também como Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil.

 

Deyse dos Santos Oliveira, 29 anos, é graduanda do 8º período, do curso de enfermagem da Unit. Dentre suas atividades profissionais e acadêmicas, ela também é monitora de semiologia. Ela se inscreveu no programa de Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil – VER SUS e espera colher bons frutos desta experiência. “Fiz minha inscrição em dois Estado, em Pernambuco e aqui em Alagoas, pois queria muito fazer parte desta vivencia independente do local.

Passei por entrevistas e dinâmicas de grupo, dentre mais de 65 pessoas, de diferentes instituições e cursos, fui uma das selecionadas para representar o Estado nessa vivência”.

 

Nutrição em Ação

 

Vanessa Omena de Melo é graduanda do 4º período de Nutrição noturno e faz parte da comissão organizadora do projeto para o SUS (ppsus) no Unit e na Universidade Federal de Alagoas. Um dos objetivos dela em se inscrever no programa também é a busca de novas experiências. “Resolvi me inscrever para buscar mais conhecimento e conhecer novas realidades. Aprendendo de forma direta e objetiva sobre o trabalho desempenhado no serviço de saúde pública. Quero conhecer um pouco mais sobre o processo de luta no campo de saúde e conquistar mais experiência, através do contato com outros profissionais, que estão lá comprometidos com as necessidades de saúde da população”.

 

Sobre as expectativas para as novas experiências Vanessa não economizou palavras. “Espero conhecer, praticar, vivenciar e aprender tudo o que eu conseguir vivenciar. Me colocarei a disposição do projeto e pretendo interagir o máximo que puder com o grupo durante os dias de vivência”.

 

As acadêmicas se inscreveram no programa com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o sistema único de saúde. Unindo a parte prática com a teoria aprendida em sala de aula. Outro fator que reforçou a escolha das jovens foi a busca pelo conhecimento e qualificação, que serão adquiridos nos 15 dias de duração do programa.

O projeto Ver Sus

 

Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil é um dispositivo de formação proposto pelo Ministério da Saúde. É um importante espaço que proporciona aos estudantes novas experiências de aprendizagem no cotidiano de trabalho dos serviços de saúde. Entendido como princípio educativo.

O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão com duração de 7 a 15 dias, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Será disponibilizado para os participantes: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde. Durante nove dias, os estagiários irão conhecer a realidade e o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, hospitais e centro de apoio à saúde em Arapiraca. Os jovens acadêmicos acompanharão a rotina dos atendimentos na saúde pública.

“Esse projeto chega cheio de diferencial para nossa formação acadêmica, pois nos prepara para sermos futuros profissionais no mercado de trabalho e para a realidade da profissão. Vamos ficar 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto, vai ser maravilhoso”, colocou Deyse Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: