V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit participa do lançamento da SBPC

Café da manhã reuniu autoridades de Estado, membros da sociedade civil, representantes de diversas instituições de ensino e a imprensa local

às 17h46
Na manhã desta quarta-feira, 4, o Centro Universitário Tiradentes – Unit por meio da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão participou do café da manhã de lançamento da 70ª Reunião Anual da SBPC, que aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal. A SBPC acontece no período de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas e é aberta ao público.
Compartilhe:

O café da manhã reuniu autoridades de Estado, membros da sociedade civil, representantes de diversas instituições de ensino e a imprensa local. O Secretário de Educação do Estado de Alagoas, Enio Lins esteve presente e fez uma breve retrospectiva sobre a história da SBPC. “A primeira vez que falei deste evento foi há 40 anos, em Fortaleza. Naquela época a gente vivia a ditadura e a SBPC não foi só ciência e cultura, mas uma libertação, em condições tão desfavoráveis ela chegou como um marco o nosso tempo. Parabéns ao evento e ao professor Fábio Guedes, que há mais de dois anos vem trabalhando no evento como algo estratégico, visando o progresso da ciência”.

A Secretária Executiva da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – Secti, Janaina Cavalcante, esteve no evento e trouxe contribuições. “Que grande alegria podermos sediar a SBPC em nosso Estado, ver o empenho de todos vocês no desenvolvimento da ciência e tecnologia é algo primoroso. 40 projetos de escolas públicas serão apresentados durante toda a programação da 70ª Reunião Anual e estamos muito contentes com esse resultado. Nossa expectativa é a melhor possível e temos a certeza que vamos surpreender a todos os envolvidos”.

A Coordenadora do Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas, Verônica Teixeira Marques pode acompanhar toda a programação e falou sobre a importância da SBPC em sua vida. “O primeiro trabalho científico que apresentei na minha carreira acadêmica foi na SBPC de 1996. Então, falar da SBPC é falar de uma Sociedade Científica e de um evento anual com os quais eu tenho uma relação que vai além dos compromissos acadêmicos: envolve descoberta, encantamento e paixão. ASBPC, através de seus eventos anuais, permite um mundo de descobertas e oportunidades que envolvem todas as áreas do conhecimento, pesquisadores em diferentes momentos da carreira (ensino fundamental e médio, graduação, pós -graduação e pesquisadores sêniores), assim como o público leigo de diversos setores da sociedade civil. Mais que isso a SBPC tem sido na história da ciência do país, um ator preponderante e essencialmente crítico, atuante e provocativo quanto às nossas limitações e potencialidades nacionais. A SBPC e seus eventos anuais possibilitam que diversas áreas conversem entre si: “bichos grilos, professores pardais e pesquisadores de gabinete”; crianças, adolescentes e adultos; acadêmicos, líderes de comunidades, artistas, autoridades e movimentos sociais pulsam a melhor concepção do que é gente e do que é ciência, como duas categorias que se complementam e retroalimentam.  SBPC é vida”, afirma. 

Sobre o papel e envolvimento da UNIT na 70ª Reunião Anual da SBPC, a professora Daniela do Carmo Kabengele salienta o envolvimento institucional, desde o convite para compor a comissão organizadora local destacando a participação de alunos de graduação que participarão como Monitores, a colaboração de professores em mesas redondas e a participação de diversos alunos de graduação, pós-graduação e egressos do Mestrdao, que em conjunto com seus professores, tiveram seus trabalhos aprovados.

O momento foi oportuno para apresentar toda estrutura física da SBPC e como ele irá se desenrolar ao longo dos dias. O Diretor Presidente da Fapeal, Fábio Guedes, fez as honras da apresentação e reforçou o compromisso com o desenvolvimento da educação em Alagoas. “A SBPC tem 70 anos e é a sociedade científica mais ativa do mundo, sendo a maior da América Latina, fazendo sua reunião todos os anos, tornando-se uma resistência a ditadura e tendo um papel fundamental para o país. O Governo do Estado de Alagoas tem uma grande contribuição na realização de tudo isso e nada disso seria possível sem a acreditação deles”.

Ele finalizou informando que o evento também vai contar com a presença de candidatos a presidência da república, que na oportunidade apresentarão suas propostas para a ciência e tecnologia.

O evento também contou com a presença da Eliana Almeida, representando a Universidade Federal de Alagoas e da Vice-Reitora da Uncisal Profª. Drª. Ilka do Amaral Soares.

Compartilhe: