Nesta última edição a Jornada Interdisciplinar incorporou o evento Direito & Arte, do curso de Direito e em 2017 quem ganhou destaque foi o trabalho do grupo cultural Transhow, que realizou uma mesa redonda, composta por dois documentários e a apresentação de uma performance sobre arte, corpo e gênero.
O evento conta com a parceria da Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas – ACTTRANS e com o Instituto Zumbi dos Palmares – IZP, através do mestrando e professor da Unit Roberto Amorim, que produziu o documentário “Transhow: Arte, Corpo e Gênero”. Este teve seu lançamento na IV Jornada Interdisciplinar e exibido na programação oficial da Tv Educativa.
Nesta oportunidade foi lançado o documentário “Do Avesso”, produzido pelos alunos do curso de Psicologia Humberto Sarmento Filho e Marcelle Cabral. O evento também contou com uma exposição de fotografias do making off de dois espetáculos do grupo, com fotos de Maura Lúcia de Olim.
“Uma das necessidades que determinaram a formulação da proposta é discutir a luta política pela visibilidade, respeito e reconhecimento das artistas enquanto sujeitos de arte”, afirma a professora responsável pelo evento Jesana Batista Pereira.
PROGRAMAÇÃO:
MESA REDONDA:
Natascha Wonderfull – Presidente da ACTTRANS e membro do Grupo Cultural Transhow.
Dinah Ferreira – Atriz/Produtora e Diretora de Arte do Grupo Cultural Transhow.
Roberto Amorim – Professor e Mestrando do Programa de Mestrado da Unit/AL
Cícero Rogério do Nascimento – Jornalista e Cientista Político
PERFORMANCE:
Cindy Bellucci
Bárbara Nagman
Lorena Vórtex
Natascha Wonderfull
DOCUMENTÁRIOS:
TranShow: Arte, Corpo e Gênero
Do Avesso