MENU

Semana do Meio Ambiente

Curso de Engenharia Ambiental realiza programação especial e traz especialista da área para debates e mesas redondas

às 13h25
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em todo o mundo no dia 5 de junho e em homenagem a essa data o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Tiradentes – Unit realiza uma programação especial nos dias 8 e 9 de junho. As ações acontecem sempre a partir das 18h, no primeiro dia no auditório I, no bloco C e o último dia na sala 46/47, do bloco D, ambos no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

As comemorações ao dia Mundial do Meio Ambiente iniciaram no dia 31 de maio na “Caravana do Meio Ambiente”, que aconteceu em Jequiá da Praia, interior de Alagoas. Na oportunidade os alunos de Engenharia Ambiental organizaram oficinas de educação ambiental sobre separação correta de resíduos sólidos, reaproveitamento de óleo e jogos de tabuleiro sobre uso sustentável da água.

Nesta semana a Unit vai receber grandes especialistas da área de recursos hídricos e saneamento para discutir temas como a gestão de recursos hídricos na nossa região e os desafios do saneamento ambiental. O evento se propõe a despertar a comunidade acadêmica para estes temas tão sensíveis que já afetam a vida da população e que necessitam de soluções urgentes.

Programação

Dia 08/06 – Quinta-feira

Local: Auditório 1 Bloco C

18:00 – 18:40 A Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Brasil  – Álvaro Menezes – Diretor da ABES

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas (1981). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando nas áreas de saneamento básico e recursos hídricos. Possui cursos de especialização em Aproveitamento de Recursos Hídricos pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas (1992) e de Avaliações e Perícias de Engenharia pela UNIP – Universidade Paulista (2010). Trabalhou por 30 anos como engenheiro de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Alagoas e Pernambuco, sendo 22 anos na CASAL – Companhia de Saneamento de Alagoas e 08 anos na COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento. Atualmente diretor nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

18:40 – 19:20 Conflitos de uso da água na Bacia do CELMM – Prof. Dr. Valmir Pedrosa – UFAL

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: outorga, disponibilidades hidricas, demandas hidricas no setor de açúcar e álcool.

19:20 – 20:00 Gerenciamento Integrado da Bacia do CELMM – Gustavo Carvalho  – SEMARH

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas(1992), mestrado em Saneamento pela USP São Carlos. Foi professor substituto do Departamento de Águas e Energia – DAE/ UFAL. Consultor da DOMUS Engenharia e Arquitetura, Consultoria em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. Atualmente é superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH

20:00 – 21:00 – Debates

Dia 09/06 – Sexta-feira

Local: Sala 46 Bloco D

18:00 – 18:40 Ações da comunidade na Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia do CELMM – PROJETO MANDAVER  – Jorge da Silva Santos – Fundador do Projeto Mandaver, da região do Vergel do Lago e da Lagoa Mundaú.

18:40 – 19:20  Ações do Comitê de Bacia do CELMM – Cláudio Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2005) , especialização em Biodiversidade e Manejo em Unidades de Conservação pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e especialização em Gestão e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Norte do Paraná (2013) . Atualmente é Biólogo da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, primeiro secretário do Comitê de Bacia do CELMM.

19:20 – 20:00 Perspectivas ambientais para o CELMM – Prof. Dr. Carlos Ruberto Fragoso – UFAL

Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolveu sua dissertação de mestrado e tese de doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus estudos apresentam uma abordagem sistemática de ecossistemas aquáticos continentais tais como rios, lagos, estuários e reservatórios, através da modelagem matemática multidiscliplinar que integra Hidrologia, Ecologia e Limnologia com a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão para o planejamento e gerenciamento integrado de recursos hídricos. Atualmente é professor e pesquisador do Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

20:00 – 21:00 Debates

Compartilhe: