A cada semestre o Centro Universitário Tiradentes – Unit procura inovar em seus cursos de Pós-Graduação para atender as exigências do novo mercado de trabalho. Em parceria com a Perícia Oficial de Alagoas a Unit oferta a segunda turma de “Perícia Criminal e Ciências Forenses”, que vai contar com aulas práticas ministradas por peritos criminais, no Instituto de Criminalística.
A primeira turma do curso iniciou em outubro de 2016 e com a alta procura uma nova turma está sendo ofertada neste primeiro semestre de 2017. As inscrições já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciarem em março deste ano.
O curso surgiu mediante a observação da redemocratização do Brasil e a efetivação dos direitos sociais e humanos, onde a perícia criminal se tornou imprescindível na investigação criminal. Com o advento da tecnologia, e sua evolução, os próprios profissionais de perícia perceberam a necessidade de investir em especializações, para acompanhar tais variáveis, visto que a perícia criminal é um meio para a realização do valor de imparcialidade da Justiça.
“No momento atual, a formação de profissionais capacitados para tal labor é de extrema importância e a tendência é de que cresça ainda mais a solicitação por profissionais com o perfil que este curso pretende formar. Ademais, ainda não existe no Estado de Alagoas nenhuma pós-graduação com o tema aqui proposto, sendo, portanto, imperiosa a implementação de tal curso”, afirma o perito criminal e coordenador do curso Marek Henryque.
As aulas vão acontecer no campus Amélia Maria Uchôa e grande parte na Perícia Oficial de Alagoas. O curso possui duração de 18 meses e mais três meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso. As aulas acontecerão a cada quinze dias, sempre ás sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O corpo docente será composto por peritos criminais especialistas, mestres e doutores. Entre os selecionados estão peritos oficiais da própria Perícia Oficial de Alagoas, da Polícia Federal, da Força Nacional e das polícias científicas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
O número de vagas é limitado e curso ainda conta com o apoio do Sindicato dos Peritos Oficiais de Alagoas (Sinpoal). Para saber mais informações, clique aqui.