MENU

Projeto de Mentoria ganha destaque na Unit

Ser mentor da Unit é ter a chance de apresentar a universidade aos calouros e estimular a formação de grupos

às 13h59
Trabalhar em equipe é uma habilidade bastante preciosa no mercado profissional e pensando nisso o Grupo Tiradentes lançou o Projeto de Mentoria, que visa integrar alunos e professores para um melhor desenvolvimento acadêmico. As primeiras reuniões já aconteceram em Maceió – AL e as atividades se estendem ao longo de todo o semestre letivo.
Compartilhe:

O projeto visa oferecer aos alunos um acompanhamento desde seus primeiros passos, estimular a formação de grupos, instigar a busca pelo melhor aproveitamento acadêmico, além de orientar sobre funcionamento da Instituição, diminuindo assim o anonimato acadêmico. Nesta edição, participam do projeto os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Direito, Engenharias Ambiental, Civil, Petróleo, Produção e Mecatrônica.

O primeiro encontro aconteceu durante a Jornada Pedagógica e reuniu mentores e orientadores. O proposito da reunião foi proporcionar uma interação com o grupo, bem como aprimorar os conhecimentos dos principais fluxos operacionais dos setores da instituição. Eles também puderam desenvolver o planejamento das atividades e estabelecer metas para esse ano.

“O Projeto Mentoria do Grupo Tiradentes é de grande importância para o acolhimento e desenvolvimento de um relacionamento humanizado entre grupos de alunos/mentores e seus professores/orientadores com os alunos do 1° e 2° períodos da instituição. Nosso objetivo é reter e gerar novas experiências nos alunos que fazem parte do primeiro ano desses cursos, através de encontros, vivências e outras atividades de prática profissional. Interatividade, Humanização e Novas Experiências são as ações chave para o nosso projeto aqui em Maceió”, coloca o gestor do projeto Sergio Accioly.

Quem também esteve presente no encontro foram os gestores do DAA, DTI, Financeiro, Pesquisa, Extensão, Fidelização, Unit Carreiras, Ouvidoria e Unit Idiomas. O reitor Dario Arcanjo de Santana, o coordenador acadêmico Cristiano Montenegro, o superintendente de relações institucionais Ihanmarck Damasceno e a gestora do projeto de Mentoria do Grupo Tiradentes Janilce Domingues. Além de contar com a participação do Embaixador do Google Education, Prof. Wendel, que explicou a nova ferramenta de interatividade do buscador, para a Unit.

“Ingressar numa instituição de ensino superior traz consigo uma série de inseguranças que muitas vezes fazem com que o aluno não se adapte, levando-o assim a desistência ou anonimato acadêmico. Desta forma, acredito que o projeto Mentoria da UNIT – Al vem para dar apoio a esse alunado que está chegando cheio de dúvidas e que nem sempre tinha a quem recorrer. Portanto, ter um mentor que é aluno, que já passou pelas mesmas situações e que poderá orientá-los de uma forma mais eficiente (Quanto a instituição, cursos, departamentos entre os demais processos), será uma forma de melhorar a comunicação instituição-alunos, evitando não apenas a evasão, como também a perda de talentos”, ressalta a aluna do curso de Psicologia Renata Estevam.

Como Funciona

Atualmente o programa conta com 42 mentores, (dos cursos de Direito, Exatas e Saúde) e 10 orientadores. Os candidatos escolhidos devem cumprir carga horária de 10h semanais – no caso de estudantes -, 4h semanais – para vaga de professores – e como benefício são contemplados com bolsa de estudos, além de 60% de desconto nos cursos do Unit Idiomas e certificado de participação do projeto.

As vagas ofertadas tem validade de um semestre letivo, podendo ser prorrogado para mais um semestre. As bolsas da instituição não são cumulativas, portanto, não é permitido que docentes e discentes contemplados com outros tipos de programas acadêmicos usufruam das vagas remuneradas do projeto.

Compartilhe: