MENU

Páscoa na Unit

Ovos de chocolate foram entregue as crianças do Projeto Amanhã e Representação da Paixão de Cristo foi apresentada a comunidade acadêmica

às 10h51
Nesta semana é celebrado a Páscoa, data religiosa que remete a ressurreição de Jesus Cristo e pensando em proporcionar um momento especial para as crianças assistidas do Projeto Amanhã, o Centro Universitário Tiradentes – Unit, realiza uma ação toda especial no mini shopping do Campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

A Unit sempre realiza ações voltadas ao desenvolvimento social da comunidade e nesta quarta-feira a Páscoa Solidária reuniu as 55 crianças do projeto Amanhã para um lanche coletivo e entrega de ovos de chocolate. Na oportunidade o reitor Dario Arcanjo de Santana esteve presente e reforçou o compromisso da instituição com a educação em Alagoas.

O Projeto Páscoa Solidária 2018, trata-se de uma ação de cunho social que faz parte do compromisso, adotado pela instituição, para as comunidades circunvizinhas à Unit-AL. Responsável também por desenvolver o trabalho de responsabilidade social com as crianças envolvidas no projeto e manter o relacionamento de parceria entre a IES e a comunidade. O objetivo principal é tentar diminuir um pouco o sofrimento das crianças em situação vulnerabilidade social através de ações solidárias. Despertar  o espírito de solidariedade ao próximo, oportunizando uma ação educativo-social e fazendo uma reflexão sobre o real sentido da páscoa.

Trote Solidário

O curso de direito da Unit todos os anos realiza ações voltadas ao desenvolvimento social e o Trote Solidário acontece desde 2014. Neste ano aproximadamente 60 ovos de páscoa serão entregues as crianças que são assistidas na Escola de Educação Infantil Herbert de Souza, em Jacarecica. A ação reuniu calouros, que juntos demonstraram solidariedade e generosidade com as crianças.

“Essa é uma ação incrível, que surpreendeu crianças que não possivelmente não teriam condições de comprar um ovo de páscoa e celebrar com um doce. Estou muito feliz em fazer parte desta história”, afirma a aluna do primeiro período do curso de Direito, Ellen Tenório.

“Estamos muito contentes em receber a Unit nesta quarta-feira, pois esse ato de doação de chocolate para nossas crianças é extremamente significativo, algo tão simples, mas que gera essa alegria imensa nessas crianças que são da Vila Emater, pois elas não teriam acesso a algo tão singele, que é ter seu doce, seu ovo de páscoa. Essa ação de hoje com certeza lida com o imaginário de todas elas, embora o chocolate não seja o significado da Páscoa, mas os pequeninos se importam com isso. Foi pelo olhar, pelo brilho no olho e pelo sorriso, que nos acreditamos que eles vão voltar pra casa de forma diferente”, confessa a Vice-Diretora da Escola de Educação Infantil Herbert de Souza, Gisele Lira.

Representação da Paixão de Cristo

Na manhã desta quarta-feira, toda comunidade acadêmica pode acompanhar a representação da Paixão de Cristo, que trouxe alguns atos da crucificação e ressurreição do criador. Os alunos puderam acompanhar a procissão que se findou no mini shopping, momento que trouxe grande comoção e reflexão para os presentes.

O nome Páscoa quer dizer passagem e vem do hebraico (pessach). Para o povo hebreu, páscoa significava o fim da Escravidão e o início da Libertação, marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abrira dando passagem para o povo de Deus que estava sob a orientação de Moisés caminhando pelo deserto a fora, em busca da chamada Terra Prometida.

Estamos vivendo o itinerário da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a Páscoa Cristã, que traz para nós uma grande oportunidade de vivermos a nossa história no linear dos passos de Jesus. Quando passamos pela experiência dos exercícios quaresmais, assumimos em nossas vidas, o compromisso da mudança para alcançarmos a festa pascal com o coração renovado.

Viver a ressurreição interior é ser capaz de mudar para melhor, é partilhar a vida na esperança, é lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, é crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, mais justo.

Compartilhe: