Os portões foram abertos às 6h para distribuição das fichas, para todos aqueles que buscavam a emissão de documentos de identidade, CPF, cartão do SUS e a primeira via da certidão de nascimento de 0 a 12 anos. O evento também realizou aproximadamente 500 processos dos mais variados tipos: divórcio; separação consensual; oferta de pensão alimentícia; retificação de registro civil (mudança de nome); suprimento de óbito; suprimento e retificação de certidão de nascimento, reconhecimento de paternidade consensual e concessão de alvarás de até quatro salários mínimos.
Qualidade de vida
Pensando no bem-estar e na qualidade de vida de todos aqueles que passaram pelo mutirão e estavam aguardando seu atendimento, os cursos técnicos e de graduação realizaram diversas ações distribuídos em todo o campus.
Os futuros massoterapeutas do curso do Pronatec de Massoterapia realizaram diversas ações de relaxamento, envolvendo massagem facial e corporal, além da podologia. Para as mulheres que aguardavam sua oportunidade, duas manicures estavam a disposição para deixar as unhas bem cuidadas e tratadas de cada uma delas.
O minishopping foi preenchido pelos cursos de Fisioterapia, onde os alunos realizaram ações de limpeza de pele e revitalização facial. O curso de odontologia avaliou a saúde das mulheres que passavam por ali e realizaram a aplicação de flúor em crianças. A glicemia foi medida pelos estudantes de Biomedicina, que aproveitaram o momento e realizaram o teste de micose, oferecendo um diagnóstico prévio para os avaliados.
Os alunos e professores do curso de Medicina também não mediram esforços e abriram os consultórios para oferecer serviços de clínica médica, ginecologia e pediatria. A oficina que também atraiu a atenção dos passantes foi à atividade lúdica – “O brincar e o criar”, com o coordenador do curso de Psicologia Filipe de Sant’ana. Os ensinamentos de primeiros socorros e parada cardíaca ficaram a cargo do Médico e professor Ernann Tenório de Albuquerque Filho. O público idoso também teve uma programação especial, onde o enfermeiro Ednon Mendes realizou uma atividade lúdica composta por várias técnicas legais para serem aplicadas no dia a dia deles.
Serviços variados
O Unit Carreiras também marcou presença no evento e realizou uma oficina de como montar um currículo mais assertivo. Quem falou sobre “De olho nos seus direitos: quais os direitos e deveres de um empregado”, foram os alunos do curso de Ciências Contábeis.
As engenharias se reuniram e ofertaram diversas oficinas: “Orientação para minimizar os ricos de moradias e encostas” e “orientação quanto a melhor utilização dos materiais de construção” ficou a cargo do Engenheiro Civil Filipe Bomfim. A coordenadora do curso de Engenharia de Petróleo Jaqueline da Guia foi a facilitadora da atividade “Metodologia Ativa: Estudo de caso”, que fez uso de um jogo de tabuleiro que tratou de petróleo e a área de exatas. A Engenharia Ambiental ofertou uma oficina de Permacultura, com o professor Glauber Xavier. Como separar o lixo doméstico com a facilitadora Vania, representante da Coopvila e sobre a produção de sabão a partir de resíduos domésticos ficou sob o domínio do coordenador do curso Líbel Fonseca. O minicurso sobre “Robótica Livre com KIT PETE” ficou a cargo dos professores Edilson Ponciano de Lima e do coordenador do curso Agnaldo Cardoso.
O curso de Arquitetura e Urbanismo também marcou presença no mutirão e realizou uma oficina de “Ação de conscientização sobre trânsito e mobilidade urbana” e “Ação de conscientização sobre arborização na cidade de Maceió”, com a coordenadora do curso Flávia Cerullo. O curso de Design de Interiores inovou e convidou um de seus egressos, o Designer de Interiores Edmilson Valentim de Souza para realizar uma oficina “Técnica de Papier”, que ensinou as crianças e adultos como criar pelas criativas e originais com a utilização de papeis.
Feira de adoção de animais
A cada edição do Mutirão a feira de doação apresenta novos cães e gatos para novos cuidadores. A novidade esse ano foi o bazar composto por artigos eletrônicos, acessórios e têxtis, cuja verba arrecadada será destinada aos abrigos responsáveis.
Todos os animais que são adotados recebem um acompanhamento posterior ao dia da adoção, para que sua saúde e segurança sejam preservados e mantidos. Esse novo critério possibilita também para o proprietário um suporte no tocante a uma melhor criação e permanência do animal no novo lar.
Casamento coletivo
O auditório I da Unit foi preenchido dos melhores sentimentos e intenções, onde os 180 casais puderam oficializar sua união e assim adquirir direitos e um relacionamento mais seguro diante da lei. Quem realizou a cerimônia de casamento foi o Juiz de Direito Dr. José Miranda Santos Júnior, que aproveitou a oportunidade para fazer uma breve reflexão sobre o verdadeiro sentido do casamento e da importância da família nos dias atuais.
Quem também marcou presença na cerimônia foi o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas o Dr. Otávio Leão Praxedes.
Mutirão
O Mutirão possui o objetivo de levar justiça aos mais necessitados, possibilitando a ampla prestação jurisdicional pelo Estado, além de devolver os direitos a todos aqueles que precisam.
As nossas atividades contarão com a participação de aproximadamente 150 alunos do curso de direito, todos supervisionados por uma equipe de 12 profissionais, entre professores orientadores e assistentes jurídicos do nosso NPJ.