Enquanto as propagandas disciplinares diziam que “o mundo trata melhor quem se veste bem”, a publicidade de controle vai direto aos dados gerados com as ações e comunicações online. Esta nova face da publicidade nas atuais sociedades de controle é tema do II Café Intercom Unit, que acontece na quinta-feira (23/03), às 19h, no Anfiteatro da Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes – Unit. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site <https://www.doity.com.br/cafeintercomunit>.
Nesta segunda edição, a convidada do Café é a jornalista, publicitária e pesquisadora Izabela Domingues, que vai lançar o livro “Publicidade de Controle: Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder” (Editora Sulina, 2016) e proferir palestra sobre o tema. O título é fruto da pesquisa de doutorado de Izabela, “Da publicidade disciplinar à publicidade de controle: comunicação, vigilância e poder”, defendida em 2015 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Se você perguntar a um estudante qual a função da publicidade, possivelmente dirá que é ‘anunciar’, ‘persuadir’ e ‘vender’. Com a pesquisa que resultou no livro, podemos observar que uma das funções ontológicas da publicidade talvez seja controlar os sujeitos e seus processos de subjetivação”, ressalta Domingues. Para a autora, esse entendimento é por si só instigante e desafiador, principalmente quando essa nova linguagem se apresenta “sempre pronta para observar, controlar e envolver os sujeitos que, normalmente, não sabem que estão sendo vigiados e seguidos”.
Os sujeitos, na maior parte das vezes, desconhecem que essa nova publicidade faz uso dos dados pessoais deixados pelos indivíduos, através de suas pegadas digitais, no novo e crescente mercado do comportamento da sociedade de controle. Dessa forma, a publicidade de controle utiliza os dados deixados na rede para saber mais das pessoas e entrar em contato com elas de forma mais assertiva e, muitas vezes, invasiva.
Izabela Domingues – É publicitária vencedora dos principais prêmios da publicidade brasileira, como Profissionais do Ano, About Voto Popular, ANJ e Asserpe. Doutora e Mestre em Comunicação Social pela UFPE e também autora do livro “Terrorismo de Marca: publicidade, discurso e consumerismo político na rede” (Confraria do Vento, 2013). É professora dos cursos de Comunicação e Design do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, e consultora nas áreas de Comunicação e Consumo.
Café Intercom Unit – O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, que proporciona uma oportunidade de discussão entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. Em Maceió, é idealizado pela professora e pesquisadora Danielle Cândido, sócia da Intercom, e organizado pelo Curso de Comunicação do Centro Universitário Tiradentes – Unit.
Em sua primeira edição, realizada em novembro de 2016, o Café Intercom convidou a socióloga Belmira Magalhães, a psicanalista Silvana Barros e o publicitário Helder Rangel para uma mesa-redonda com o tema “Corpo e consumo: a imagem feminina na publicidade”. O evento aconteceu na Livraria Leitura, no Parque Shopping Maceió, e o vídeo está disponível no canal Café Intercom Unit, no Youtube.
SERVIÇO
Evento II Café Intercom
Tema Publicidade de Controle: Consumo, Cibernética Vigilância e Poder
Convidada Izabela Domingues
Formato Lançamento de livro precedido de palestra da autora
Data Quinta-feira, 23/03
Hora 19h
Local Anfiteatro da Pós-Graduação do Centro Universitário Tiradentes- Unit
Entrada gratuita
Inscrições (vagas limitadas) https://www.doity.com.br/cafeintercomunit
Livro R$ 40,00 (desconto promocional de lançamento)
Mais informações:
E-mail: cafeintercomunit@gmail.com
FanPage: Café Intercom Maceió https://goo.gl/VSGEr7
Instagram: @cafeintercommaceio
Youtube: Café Intercom Unit