MENU

Identidade Institucional e Protagonismo Acadêmico é tema de Jornada Pedagógica

A conferência de abertura foi ministrada por Doutor em Filosofia e Ciências da Educação

às 23h55
Nesta segunda-feira, 23, começou a primeira Jornada Pedagógica de 2017, do Centro Universitário Tiradentes – Unit. O evento está sendo realizado no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas e reúne toda comunidade acadêmica para atualização de processos educacionais.
Compartilhe:

A conferência de abertura ficou a cargo do Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Raulino Tramontin, que falou sobre “Educação Superior: Condicionantes, Tendências e Cenários do Brasil”. Ele aproveitou o momento para fazer provocações para a comunidade acadêmica, levando os participantes a refletirem sobre o valor da região Nordeste e como isso afeta a realidade de cada aluno.  A palestra também foi composta por um panorama sobre a situação econômica atual, as nuances do impacto demográfica da educação e por fim ele apresentou como os profissionais da educação devem vislumbrar o ensino superior a curto e médio prazo.

“O Nordeste tem características e economia peculiar, isso nos leva a crer que devemos atuar de forma bastante específica. Já dizia Rubem Alves, ‘o bom professor universitário se chama professor do susto’, pois o professor tem que assustar o aluno todo dia, dar as pistas para que ele possa buscar o conhecimento. Devemos entender toda realidade econômica para que possamos compreender o que nossos alunos estão passando. Somos a grande mola propulsora, cabe a nós orientar o caminho que cada aluno escolheu”, ressalta Raulino Tramontin.

“Essa nova Jornada Pedagógica se inicia e com ela o desejo de fazermos mais pelos nossos alunos. Nosso compromisso é dar o respaldo necessário a cada um deles, para que eles continuem cultivando seus sonhos. A coluna mestra da Unit são os professores, pois são eles que estimulam os discentes a continuarem em seu desenvolvimento profissional e acadêmico. A Unit vai continuar investindo em novas metodologias ativas, pois estamos comprometidos com a qualidade do ensino superior em Alagoas”, afirma o Reitor da Unit Dario Arcanjo de Santana.

“Não apenas para integrar os docentes que estão chegando à Unit, mas para tornar todas as normas institucionais e novas diretrizes do Ministério da Educação conhecidas por todos os colaboradores que fazem os cursos do Centro Universitário, a nova Jornada com foco na Identidade Institucional e Protagonismo Acadêmico se faz importante e eficiente. Momento de planejamento, revisão, conhecimento e evolução”, destaca a coordenadora dos cursos de comunicação da Unit Valná Dantas.

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica tem como princípio favorecer a educação continuada aos docentes, em consonância com estreitas transformações ao modelo organizacional da educação superior, além da promoção da autogestão intra e interpessoal. Neste sentido, a Jornada Pedagógica vem contribuir para alicerçar a formação docente na Unit, de acordo com a sua visão e missão registradas no Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Confira a programação completa aqui.

 

Compartilhe: