MENU

I Simpósio de Avaliação de Impactos Ambientais e de Saúde

Evento vai reunir estudantes, profissionais e pesquisadores

às 12h40
O Centro Universitário Tiradentes – Unit em parceria com o Observatório de Impactos Ambientais e de Saúde (OIAS/CNPq), vinculado ao Programa de Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da UNIT-AL, realiza o I Simpósio de Avaliação de Impactos Ambientais e de Saúde (I AIAS). O evento acontece nos dias 27 e 28 de março, no auditório I, do campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

Com o tema “A Interdisciplinaridade em Avaliação de Impactos Ambientais e na Saúde”, o evento espera congregar profissionais e pesquisadores que abordem temas, observações e reflexões que premiem tanto o aspecto local, quanto regional e nacional da avaliação de impactos, na dimensão ambiental e de saúde. O âmbito do evento, de caráter tanto multi quanto interdisciplinar, incorpora áreas como Ciências Ambientais, Saúde Coletiva, Enfermagem, Direito, Engenharias, Planejamento Urbano e Regional e demais áreas disciplinares que pesquisam o campo da Avaliação de Impactos.

A avaliação de Impactos Ambientais e de Saúde é um processo sistemático que permite avaliar consequências ambientais e na saúde coletiva de futuras de uma política, plano ou programa, além da incorporação de alternativas e/ou resoluções que minimizem ou mitiguem esses impactos, sejam em sua dimensão biofísica ou antrópica.

Para tanto, além do componente acadêmico para debater rumos locais e nacionais da avaliação de impactos, o evento tem o intuito de trazer atores da iniciativa privada locais e regionais para debater práticas de responsabilidade socioambiental, atores de movimentos sociais locais com articulação nacional, bem como agentes governamentais para imprimir ao evento um caráter mais horizontal de perspectivas baseada no conjunto Academia, Iniciativa Privada, Movimentos Sociais e Estado para maior riqueza e profundidade dos debates sobre os temas ambientais e de saúde, promovendo um diálogo inclusivo, muito mais do que Interdisciplinar envolvendo as áreas de Ciências Ambientais, Humanas e da Saúde.

De acordo com o Prof. Dr. Diego Freitas Rodrigues, um dos organizadores do evento, serão debatidos em palestras, grupos de trabalho e Mesas Redondas com temas como os “Efeitos do clima na Saúde Humana”, “Políticas Públicas na área de Saúde”, a “Gestão de Resíduos: Interface entre empresa e Universidade”, o “Estado do Meio Ambiente no Brasil: Desafios para a conservação”, entre outros.

Neste I Simpósio de Avaliação de Impactos Ambientais e de Saúde (I AIAS) haverá pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições como EMBRAPA, UNIFESP, UNIT, UNESP, UFAL, UFU, IFAL, UFTPR, entre outras.

As inscrições, totalizando 30h, estão abertas e a programação do evento você pode conferir clicando aqui.

Compartilhe: