MENU

Cobrança pelo uso da água é tema de palestra nesta noite

Unidade Móvel para o Controle da Qualidade da Água também estará no estacionamento da Unit

às 22h07
Nesta quinta-feira, 22, é considerado o dia Mundial da Água e em homenagem a data o curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Tiradentes – Unit, realiza uma programação especial voltada para alunos e professores. A palestra intitulada “A cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão de recursos hídricos: legislação, panorama e desafios”, vai acontecer ás 18h30, na sala 46, do bloco D, no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

O Dia Mundial da Água (DMA) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Fevereiro de 1992. O objetivo era alertar a população do mundo sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água. A escolha de um dia dedicado a esse patrimônio natural do planeta, ressalta sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, destaca a necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação desse bem tão valioso, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

A palestra “A cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão de recursos hídricos: legislação, panorama e desafios”, será ministrada pelo Engenheiro Civil, Mestre e Doutorando e Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, Pedro Lucas Cosmo de Brito, que atua como Diretor de Licenciamento Ambiental / Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca.

O objetivo da ocasião é de despertar nos alunos das graduações de Engenharia e áreas afins, novas ideias que pensem em como fazer o uso controlado dos recursos hídricos, para que haja mais cuidado e atenção com o desperdício.

O evento é gratuito, as inscrições podem ser feitas no local e posteriormente será disponibilizado um certificado de 4h aos inscritos.

Unidade Móvel

Na tarde desta quinta-feira, a Unit abre as portas para receber a visita da Unidade Móvel para o Controle da Qualidade da Água (UMCQA) da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Líbel Fonseca, fala sobre a importância desta oportunidade. “Está unidade é um veículo adaptado para funcionar como laboratório de campo (móvel) para realização de coletas, análises, acondicionamento e transporte de amostras de água. Esta unidade laboratorial tem facilidade de deslocamento e presteza na emissão de resultados de análises, proporcionando maior agilidade às intervenções e ações corretivas que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade da água, principalmente em situações emergenciais que demandam respostas e intervenções imediatas, como em surtos ou epidemias relacionados com doenças de origem e transmissão hídrica e desastres”.

Aqueles que desejarem visitar a unidade móvel, ela ficará no estacionamento da Unit, próximo às catracas da entrada frontal, das 15h às 18h.

Ação no Parque Shopping

No próximo sábado (24/03) os alunos do 5º ao 10º período do curso de Engenharia Ambiental, participarão do Dia da Água no Parque Shopping. Eles estarão presentes no horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.

A programação pretende ser educativa à crianças e adultos. Às crianças, será montada uma programação lúdica com jogos de tabuleiro e brindes. Aos adultos, será feita a distribuição de mudas e sementes das árvores: ipê-amarelo, urucum e arueira. Também será explicado a esse público a relação entre plantar uma árvore e a conservação da recarga dos lençóis freáticos e a diminuição de escoamento superficial, fator que causa enchentes na cidade.

Compartilhe: