MENU

Café Intercom debate publicidade que usa os dados pessoais deixados na internet

Vencedora dos principais prêmios nacionais da publicidade, a pernambucana Izabela Domingues palestra e lança novo livro em Maceió, ‘Publicidade de Controle’

às 11h04
A pesquisadora, publicitária e jornalista pernambucana Izabela Domingues iniciou o II Café Intercom Unit com muito rock’n’roll. A palestra “Publicidade de Controle: Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder” começou com a exibição do vídeo “Admirável Chip Novo” (da cantora Pitty) para motivar a plateia, reunida na última quinta-feira (23), no Foyer da Pós-Graduação da Unit, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

Mas, afinal, o que é Publicidade de Controle? Izabela explicou o tema e exemplificou que se trata de situações em que os rastros deixados na internet fazem com que a publicidade tenha acesso a dados pessoais dos internautas, sem que eles saibam. “O tema é extremamente importante porque atinge a vida de todos. Todos nós nos relacionamos hoje com as mídias digitais e precisamos estar atentos a essas dinâmicas de controle, vigilância e captura de dados. Nós somos os dados, e precisamos saber o que está sendo feito com eles”, explicou a pesquisadora.

 

A plateia também confirmou a relevância de discutir acerca da vigilância e do controle que a mídia digital exerce sobre a sociedade. “A Izabela é maravilhosa. Ela brincou e interagiu com o público. Penso que não somente os estudantes de Comunicação deveriam prestigiar o conteúdo, mas também os de outros cursos, pois o tema é de um alcance bem maior. Afinal, quem hoje em dia não utiliza a internet?”, questiona Camila Costa, estudante de Jornalismo.

O evento contou com palestra, bate-papo com a plateia e lançamento do livro “Publicidade de Controle: Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder” (Editora Sulina, 2016), que percorre uma estimulante cartografia da publicidade nos últimos 50 anos no Brasil, e regressa ao século XIX para entender o nosso passado recente e a construção das bases disciplinares do discurso publicitário. Izabela pontuou ainda que os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze foram estudados durante o processo de pesquisa do seu livro, resultado da tese de doutorado na UFPE.

“A Unit está de parabéns. Eu estou muito feliz em estar aqui. A organização estava impecável, e a equipe super atuante. Quero vir mais vezes”, revelou Izabela, que parabenizou a organização e agradeceu a participação do público. Para a professora e pesquisadora Danielle Cândido, idealizadora do Café Intercom Unit, a participação de Izabela foi motivadora para pensar o hibridismo na Comunicação. “Hoje identificamos com mais clareza as interações entre Publicidade e Tecnologia da Informação. Essas áreas devem ficar cada vez mais próximas, num diálogo constante, para acompanhar a evolução tecnológica”, pontua Danielle.

Café Intercom – O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Em Maceió, é idealizado pela professora Danielle Cândido e organizado por alunos dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit. A proposta do Café é servir como um espaço de encontros para refletir, criticamente, sobre temas atuais da Comunicação e estimular a leitura crítica sobre os mais variados assuntos da área.

Autor: Ascom Café Intercom Unit

Compartilhe: