MENU

Alunos e professores assinam termos de Bolsas de Iniciação Científica

O evento foi destinado aos Professores e alunos que aprovaram os seus projetos de Pesquisa no último Edital

às 10h45
O Centro Universitário Tiradentes – Unit realizou na primeira semana do mês de abril uma cerimônia para a assinatura dos termos de outorga das Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/PROVIC/PIBIC-FAPEAL. O evento aconteceu no auditório I, no bloco C, do campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.
Compartilhe:

Para este Edital foram aprovados 91 projetos, o que contempla 67 docentes e uma média de 170 alunos.  Uma das produções foi intitulada de “Do pioneirismo ao esquecimento: as transformações urbanas de Fernão Velho, Maceió-AL”, que teve como orientadora a professora Dra. Mônica Peixoto Vianna e como alunos Carina Leticia Rodrigues Oliveira Falcão (bolsista) e Hugo Fernando Calheiros Angelo (voluntário), ambos do 5o período do curso de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo da pesquisa é compreender e estudar a configuração espacial da chamada “Fábrica Carmen”, antiga “Companhia União Mercantil”, e do núcleo residencial operário que deu origem ao atual bairro de Fernão Velho, em Maceió-AL.

“Espera-se, em princípio, inserir o pensamento científico na área de pesquisa em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo no Centro Universitário Tiradentes (UNIT-AL), com a criação de um Banco de dados digital para auxiliar futuras pesquisas, a partir do (re)conhecimento da história e da memória desses antigos núcleos operários fabris, auxiliando, inclusive, na preservação da memória dos mesmos. Quanto à produção do conhecimento, o projeto pretende contribuir para a escassa bibliografia sobre a indústria têxtil e a arquitetura fabril em Alagoas, como forma de alertar a sociedade para a destruição e esquecimento de muitos desses espaços, destacando para isso a implantação da primeira fábrica do Estado, a antiga “Companhia União Mercantil” e a construção do primeiro núcleo operário para esse tipo de empreendimento, que foi Fernão Velho”, afirma Mônica Vianna.

Na área da saúde uma produção de destaque foi intitulada de “Avaliação da influência da temperatura e da solução de hipoclorito de sódio em instrumentos endodônticos”, que tem como objetivo avaliar a resistência à fadiga cíclica de uma nova metalurgia desenvolvida para a confecção de instrumentos rotatórios endodônticos, considerando a variação de temperatura e a substância irrigadora. A pesquisa foi desenvolvida pela professora Doutora Rafaela Vasconcelos, os alunos do curso de odontologia Gabriela Ribeiro e Jurandi Santos de Albuquerque e o professor mestre do curso de Engenharia Mecatrônica Daniel Fontan Maia da Cruz

Para que o projeto seja desenvolvido, será necessário o envolvimento dos cursos de Engenharia Mecatrônica e de Odontologia, havendo uma troca de conhecimentos entre os cursos, para o desenvolvimento de um equipamento capaz de testar os instrumentos. O desenvolvimento deste equipamento beneficia a toda a comunidade cientifica, uma vez que, apresenta uma nova metodologia de teste a sociedade científica na qual busca simular o ambiente clínico de atuação do instrumento. “Além disso, espera-se que o aluno de iniciação científica desperte um interesse maior pela área acadêmico-científica, desenvolvendo criatividade, senso crítico, reflexivo e intelectual. Além de aprender a ler, entender e aplicar os artigos estudados; desenvolver o poder de argumentação e redação; ter capacidade de coletar e organizar dados em planilhas e seguir cronogramas para execução do projeto. E por fim, ser capaz de avaliar os resultados do estudo transmitindo-os para a sociedade”, afirma Rafaela.

A área de exatas foi muito bem representada pelo curso de Engenharia Mecatrônica e a produção foi intitulada de “Análise comparativa de técnicas de Identificação de Sistemas e Controle Moderno aplicadas a variáveis de processo industriais.”. Ela foi produzida pelo professor Dheiver Santos e pelos alunos Arthur Moreno e Duan Cleypaul, ambos do 9º período.

A temática do projeto foi meditada em três aspectos, relevância regional, atualidade e versatilidade. A primeira consiste na preocupação de melhorar o desempenho de alguns subprocessos na indústria regional, que apesar de muito relevantes para economia, não estão bem, como por exemplo os setores: sucroalcooleiro e o petroquímico para o estado de Alagoas. A segunda deteve-se ao ineditismo, onde as técnicas avançadas que eles utilizaram foram extraídas de uma boa e atual base de periódicos da Unit. Na terceira e última, eles priorizaram a inclusão de outras áreas, já que a Mecatrônica é a interseção de três grandes áreas (mecânica, eletroeletrônica e computação), ele se preocuparam com algo que pudesse ser aplicados por estas e até outras, como: robótica, aeronáutica, defesa, economia e biologia.

“Os frutos mais maduros dessa pesquisa talvez eu não conseguirei colher, mas com certeza eles aparecerão tanto para academia como para indústria. Estimo que será criado um grupo de pesquisa nessa área aqui na UNIT, num futuro próximo aumentando assim o alcance regional. E aí?! As publicações e parcerias acadêmicas irão aparecer”, afirma o aluno Arthur.

A coordenadora de pesquisa Mônica Melo destaca a importância da iniciação científica. “É um processo que fornece ao discente a possibilidade de acessar um conjunto de conhecimentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa cientifica. Assim, proporciona ao discente, durante a graduação, uma série de habilidades e competências, direcionados para o desenvolvimento profissional e, além de tudo, a vivência da experiência relacionadas ao projeto de pesquisa, sob a orientação de um docente”.

O evento também contou com uma exposição sobre atividades direcionadas a Iniciação Científica, ministrada pelo Assessor Científico de Formação de Capital Humano da FAPEAL, Thiago Cavalcanti.

Palestrante

Thiago Cavalcanti é graduado em economia é especialista em gestão pública, ambos pela Ufal. Mestre em relações internacionais pela UEPB. Atualmente assessor científico de formação de capital humano e professor substituto na Ufal.

Compartilhe: