V E S T I B U L A R 2017.2
MENU

Alunos de Odontologia realizam ações de saúde coletiva

EADASC é um projeto multidisciplinar de promoção e saúde de adultos e idosos abrangendo todas as áreas de saúde

às 11h18
O Centro Universitário Tiradentes – Unit acredita na união entre a teoria aprendida em sala de aula com as melhores práticas do mercado de trabalho e foi pensando nisso que os alunos do curso de Odontologia decidiram integrar a equipe do projeto Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva – EADASC. As atividades acontecem na Unidade de Saúde José Tenório, situado na comunidade Denisson Menezes.
Compartilhe:

O EADASC é um projeto multidisciplinar de promoção e saúde de adultos e idosos, principalmente para aqueles com patologias crônicas (hipertensão arterial e diabetes), abrangendo todas as áreas de saúde: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física. As atividades são realizadas por alunos de graduação de todas as instituições de ensino superior de Alagoas, que foram previamente selecionadas por meio de uma avaliação escrita. Os trabalhos são desenvolvidos ao longo de 12 meses e podem ser renovados por mais um ano.

A coordenação do projeto fica a cargo da professora Dra. em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas, Josineide Francisco Sampaio, que conta com o suporte dos alunos do 9º período do curso odontologia da Unit: Arivaldo Oliveira De Omena, Bruno Henrique Lima Silva, Leidislane Tavares De Oliveira, Laelson Ramos De Lira e nossas preceptoras; Maria Da Conceição Melo Araujo e Micheline Pereira Santos.

Essa oportunidade permite com que os alunos possam se envolver na causa social e trazer de volta o sorriso dos adultos e idosos, além do restabelecimento estético, mastigação e autoestima. Os encontros acontecem aos sábado e eles realizam palestras e orientações sobre técnicas de escovação, cuidados com próteses, doenças relacionadas à saúde bucal.

As triagens são feitas em uma escola do conjunto. Nesse momento, são diagnosticadas as necessidades quanto à saúde bucal dos idosos e os atendimentos odontológicos são realizados em uma UBS, onde os estudantes realizam os atendimentos sob a orientação e supervisão da professora preceptora da Unit e também integrante do projeto Conceição Araujo.

“Julgo como relevância a aproximação que temos com um público, simples e carente, fazendo assim uma experiência enriquecedora. Em oportunidades como essas eu acredito que já seja um ensaio do que vamos encontrar no mercado de trabalho”, afirma o aluno Arivaldo Omena.

Compartilhe: