Essa visita técnica é uma das atividades da disciplina eletiva de “Atendimento Pré-Hospitalar” e na oportunidade reuniu 23 alunos. Ela teve como objetivo de aproximar os alunos da realidade dos componentes pré-hospitalares, que prestam serviço de qualidade com a mais alta eficiência e recursos necessários para alcançar, mais rapidamente, a população que necessita de atendimento imediato.
As boas-vindas ficaram a cargo da coordenadora de enfermagem do SAMU Patrícia Castro, que também explanou sobre como se dá a assistência à população. Sobre a atuação do profissional de enfermagem neste segmento profissional quem falou foi o Enfermeiro Alexandre Souza, que também aproveitou a oportunidade para realizar a demonstração de alguns equipamentos. O médico Dr. Kleber Santana explicou como é realizado o atendimento as vítimas, o que pode aguçar ainda mais a curiosidade dos enfermeirandos. Por fim, quem falou sobre os tipos de aeronaves e do comportamento que a tripulação deve ter ao entrar nos helicópteros foi o Cabo Juliano, que encerrou sua participação falando sobre como acontece os resgates em áreas de difícil acesso.
“A visita ao serviço de atendimento móvel de urgência do tipo aéreo, foi uma oportunidade de aproximação do que os alunos estudam e leem a respeito dos diversos componentes da Rede de Atenção às Urgências – RAU, que tem o serviço pré-hospitalar móvel, como um de seus constituintes. Além disso, a contemplação da atuação de um de nossos egressos, o Enfermeiro Alexandre Souza, como componente da equipe de assistência e socorro, é uma imensa satisfação”, afirma a professora Cristine Maria Pereira Gusmão, responsável pela ação.
“De início fiquei super ansiosa quando soube que iria a esta visita, e confesso que atingiram todas as minhas expectativas! Fiquei muito entusiasmada ao ouvi-los falando das experiências pelas quais já passaram, ouvir a função de cada um alí principalmente do Enfermeiro, de como tudo funciona o cuidado com a vítima/paciente, as dificuldades que tem para chegar em determinados locais, aquela adrenalina da qual eles falavam me deixou com vontade de vivenciar aquilo também. Se antes eu tinha dúvida do que eu queria. Depois da visita técnica ao Samu Aeromédico eu tive a certeza do que eu quero! A semente já foi plantada e agora ela está sendo irrigada e com fé em Deus irá florescer”, afirma a aluna do curso de enfermagem Sunara Duque.