MENU

Alunas participam do I Congresso Paraibano de Reabilitação Cardiopulmonar

Evento reuniu mais de 100 participantes e recebeu profissionais e estudantes da área da Fisioterapia Cardiorrespiratória

às 10h58
O Centro Universitário Tiradentes – Unit por meio do curso de Fisioterapia participou do I Congresso Paraibano de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, que aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. As alunas Dandhara Henrique de Farias e Joyce Annenberg Araújo dos Santos tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos e também de conquistar o segundo lugar categoria Pôster.
Compartilhe:

O evento reuniu mais de 100 participantes e recebeu profissionais e estudantes da área da Fisioterapia Cardiorrespiratória para uma grande troca de experiência e aprendizado. Na oportunidade grandes nomes da Fisioterapia marcaram presença representando os estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas.

Dandhara Henrique de Farias está no 7º período do curso de Fisioterapia na Unit e teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos no congresso: “Avaliação da qualidade de vida em pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca” e “O impacto da hospitalização na funcionalidade de pacientes cardíacos internados em um hospital de Maceió”.

O desejo em participar de eventos como esses foi despertado pela professora Ana Carolina Calles, que sempre incentiva seus alunos a buscarem suas melhorias profissionais e pessoais. Quando surgiu a oportunidade de apresentar alguns trabalhos no I Congresso Paraibano de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica a aluna logo realizou sua inscrição. “A Carol Calles sempre nos incentiva a buscar nossas melhorias, nos direciona em nossas ideias e nos orienta em nossos trabalhos da melhor forma possível. O Congresso foi um evento promovido pela ASSOBRAFIR com um cronograma bastante dinâmico, contando com profissionais de diversas regiões, voltado para uma população científica direcionada a área. Existe um ambiente melhor para mostrar o que foi produzido de novo na Fisioterapia Cardiovascular em Maceió, com apoio da Unit?  Foi então assim despertado, o interesse de mostrar um pouco dos resultados e estudos desenvolvidos na nossa cidade em pacientes cardíacos, e representar a instituição em um evento desse porte. Além de tentar deixar a promessa, que muitos outros estudos serão desenvolvidos, apresentados e representados, por graduandos de excelente potencial e orientadores excepcionais”, destaca.

Reconhecimento

A aluna Joyce Annenberg Araújo dos Santos, que está em fase de finalização do curso, no 8º período, decidiu participar do congresso, pois possui um desejo latente por atualizações e novidades, além de sempre buscar refletir sobre os novos conceitos de reabilitação para pacientes cardiopatas. Ela teve a oportunidade de apresentar quatro trabalhos de pesquisa: “Análise da força muscular respiratória em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva”. “Comparação da força muscular Respiratória e periférica no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca”. “Comparação da força muscular respiratória no pré e pós operatória de cirurgia cardiopediatrica. “Correlação entre a qualidade de vida, força muscular respiratória e classificação funcional em pacientes com insuficiente cardíaca congestiva”, no qual ela ganhou a premiação de 2° lugar na categoria Pôster.

“Acredito que participando de congressos como esses, será possível me aperfeiçoar no campo que almejo trabalhar no futuro. Ganhar esse prêmio pra mim foi uma realização, visto que também  foram apresentados ótimos trabalhos realizados em todo o Nordeste”, confessa Joyce.

O do I Congresso Paraibano de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica é uma realização da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva – ASSOBRAFIR.

 

Compartilhe: