MENU

Aluna do curso de Psicologia conquista aprovação em seleção na USP

Laryssa Lins está entre as duas únicas nordestinas da turma

às 13h43
A graduação é um tempo de maturação profissional e que permite um desenvolvimento acadêmico indispensável para o discente se destacar no mercado de trabalho. Foi sonhando alto e pensando grande que a aluna Laryssa Souza Lins, estudante do 10° período de Psicologia conquistou uma vaga no curso de Reabilitação Neuropsicológica na Universidade de São Paulo – USP.
Compartilhe:

Laryssa é ex-comissária de bordo e foi nas alturas que ela começou a pensar em fazer o curso de psicologia. A antiga profissão trouxe grandes desafios e algumas turbulências e durante os processos terapêuticos, que fez durante sua juventude, ela foi despertada para esse segmento profissional.

O processo seletivo contou com análise curricular, etapa teórica, oral e entrevista, todas de caráter eliminatório. Com a conquista de uma alta pontuação, Laryssa foi premiada com uma bolsa de estudo integral, para o curso de Reabilitação Neuropsicológica. As aulas vão acontecer no Instituto Central no setor de Neurologia da USP e durante um ano a futura psicóloga vai passar por diversas avaliações. A média é sete, mas não é compensatório, o que significa que ela não pode tirar uma pontuação abaixo desta nota.

O curso é dividido em duas etapas, a primeira é composta por toda parte teórica e a segunda vai lidar com a prática no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. Durante todo esse processo Laryssa será supervisionada, a fim de que sua experiência seja aproveitada da melhor maneira possível.

“A USP sempre foi um sonho, quando eu era mais nova, sempre passava reportagens falando da universidade na Tv, e por ser considerada um dos mais importantes centros de produção intelectual e científica da América Latina, eu pensava comigo: ‘acho que nunca vou conseguir estudar aí, impossível para mim, num lugar desses’. Com o passar do tempo comecei a adotar outra postura e percebi que para realizar meus sonhos eu precisava me dedicar. Agradeço e sou muito grata a Unit e a todos os mestres que passaram na minha vida, todos, sem exceção, porque cada um contribuiu e contribui até hoje da sua forma, principalmente os que mais “puxaram minha orelha”, e foi assim que me fizeram mudar e crescer. Sem o conhecimento transmitido por eles e sem as cobranças, eu jamais poderia ter passado na seleção e ganhado essa bolsa”, confessa Laryssa.

A turma do curso de Reabilitação Neuropsicológica é composta por 70 alunos, dentre eles médicos, psicólogos e estudantes. Laryssa é uma das duas Nordestinas que integram o grupo, o restante pertence às regiões Sul e Centro-Oeste.

Para aqueles que desejam conquistar oportunidades como essas, a estudante deixa algumas dicas. “Uma vez quando eu estava triste, desanimada, um amigo me deu um papel com uma frase que eu nunca esqueci, que dizia assim:  “Muitas vezes o fator determinante da vitória, não são as escolhas, mas sim as renúncias” ,  você precisa ter consciência que aquilo que você tanto almeja muitas vezes implica perdas, renúncias, dedicação e não apenas ganhos, mas no final, vale muito a pena! Se tiver algo que eu possa transmitir hoje, eu diria a mesma frase para todos os amigos que possam estar desanimados ou ainda não tentaram”, afirma.

 

 

Compartilhe: