MENU

Acadêmicos de Odontologia realizam projeto de extensão no Lar São Domingos

Projeto visa promover ações educativas, preventivas e de reabilitação dentária, ao longo do ano

às 13h53
O Centro Universitário Tiradentes – Unit sempre busca permitir com que seus alunos associem a teoria aprendida em sala de aula com as melhores práticas de mercado e pensando nisso os alunos do curso de odontologia realizam um projeto de extensão no Lar São Domingos.
Compartilhe:

O projeto visa promover ações educativas, preventivas e de reabilitação dentária, ao longo do ano, com as crianças assistidas pelo projeto. Após as avaliações realizadas pelos acadêmicos, os pequenos serão encaminhados para a clínica de odontologia da Unit, no campus Amélia Maria Uchôa, em Cruz das Almas.

De acordo com a professora Mariana Alencar Nemézio, responsável pelo projeto, neste primeiro momento, serão atendidas as crianças de 6 a 12 anos e posteriormente todos os outros assistidos serão contemplados.

A professora explicou ainda que cada criança que passa pelo exame clínico recebe um kit de escovação e as orientações básicas para realizar uma boa higiene bucal. “A cada mês, um grupo de dez estudantes vai voltar à instituição para fazer o acompanhamento individual dessa escovação, realizar novos encaminhamentos, se houver necessidade, e desenvolver ações educativas e preventivas”, esclareceu.

“Esse trabalho, que envolve os acadêmicos do oitavo e do nono período de Odontologia (através das disciplinas Estágio Infantil na Escola I e II), inclui exame clínico individual, palestras e vídeos pedagógicos sobre a cárie, orientação de higiene, escovação supervisionada, bochechos florados, prevenção e recuperação dentária, entre outras ações que serão desenvolvidas por cerca de 70 alunos até o fim do ano”.

“Esse tipo de projeto extramuros nos permite pôr em prática todo conhecimento teórico-prático adquirido durante a graduação, como também nos estimula a interagir com outras realidades, conhecer seus modos de vida, as condições de higiene, outro nível de conhecimento e atenção com a saúde bucal e geral de cada indivíduo. E desta forma oferecer o tratamento curativo, prevenções e informações sobre os cuidados odontológicos. Assim, é de suma importância o incentivo e o apoio da instituição para o crescimento técnico-científico e humanista dos alunos e professores”, destaca a aluna do 8º período Virgínia Maria Romão de Sampaio.

 

Compartilhe: