MENU

69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Evento teve como objetivo aprimorar a comissão organizadora da SBPC 2018, que acontecerá em Maceió

às 13h11
Os alunos do Centro Universitário Tiradentes – Unit/AL participaram da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu no período de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG.
Compartilhe:

Um dos alunos da UNIT/AL que participou do evento foi José Elísio dos Santos Júnior, que está cursando o 7º período do curso de Direito, que  aproveitou a oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa de Iniciação Científica que vem desenvolvendo desde 2016. “Participar da 69° Reunião Anual da SBPC foi um momento ímpar. Um dos maiores eventos científicos do país, reuniu diversas produções científicas de todas as áreas de conhecimentos: desde trabalhos de estudantes de iniciação cientifica a trabalhos de doutores, proporcionando uma troca de conhecimento sem limites, inclusive, contribuindo com ideias para aprimorar a pesquisa que venho desenvolvendo atualmente com a Profª Drª Lorena Monteiro”, afirma o aluno.

Yara Lima da Costa é aluna do 9º período do curso de Enfermagem e ressalta como foi importante participar da 69ª Reunião. “O evento foi uma experiência incrível porque conheci a produção científica das diversas áreas da ciência e seus impactos na sociedade pelas exposições. Participei de discussões relativas aos povos originais e remanescentes com diversos enfoques como por exemplo: a língua, a cultura e as condições de saúde. Foi uma semana em que respirei ciência, fiquei em um hostel em que todos os hospedes estavam participando do evento, então quando retornávamos ainda continuávamos conversando sobre nossos objetos e resultados, o que gerou uma grande troca de experiências e referências”, afirma Yara.

A professora Rita de Cássia Leite Azevedo Regis além de lecionar na Unit, também é aluna do mestrado interdisciplinar em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas e destaca como foi gratificante participar do evento. “A reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é um evento que congrega pesquisadores e estudantes, de todas as áreas, do país inteiro, para um debate sobre questões que determinam os rumos das políticas da ciência e da tecnologia e da educação no Brasil. Estar presente nesse debate, contribuindo com a nossa pesquisa é motivo de grande orgulho, tanto como aluna da Pós-graduação stricto sensu do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade,Tecnologias e Políticas públicas, quanto como docente do Curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL”.

Os alunos da Unit UNIT/AL contaram com o apoio irrestrito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – Fapeal. Ademais, a participação deles neste evento visou aprimorar a comissão organizadora da SBPC 2018, que acontecerá em Maceió. A SBPC 2018 será organizada pela Ufal, Fapeal e contará com o apoio da Unit.

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica foi composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também foram realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, foi realizado mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorreu a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

“A reunião da SBPC é um dos maiores eventos científicos do país. Serão sete dias com uma vasta programação. Especificamente, a Unit Alagoas estará presente na Jornada de Iniciação Científica, oportunidade que consiste na apresentação dos melhores trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica do Brasil”, afirma a Daniela Kabengele coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

 

Compartilhe: