MENU

Alagoas sedia o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

FOPROP visa constituir-se em uma entidade representativa das instituições de ensino superior do Brasil junto a instituições nacionais e estrangeiras

às 14h26
Na manhã desta quinta-feira, 21, a capital alagoana recebeu o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP. A programação do evento se estende até sexta-feira, 22, no Hotel Jatiúca e na oportunidade Reitores e Pró-reitores vão discutir a situação da educação no país. O reitor do Centro Universitário Tiradentes – Unit esteve presente e ressaltou a importância do compromisso com o desenvolvimento educacional de Alagoas.
Compartilhe:

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação das IES Brasileiras – FOPROP – é uma entidade, sem fins lucrativos, constituída pelos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das instituições brasileiras de ensino superior que mantenham estruturas formalmente constituídas de pesquisa e pós-graduação.

O FOPROP visa constituir-se em uma entidade representativa das instituições de ensino superior do Brasil junto a instituições nacionais e estrangeiras de fomento à pesquisa e à pós-graduação; congregar esforços na identificação das necessidades nacionais e regionais, nas áreas de pesquisa e pós-graduação, e propor às agências de fomento nacionais, regionais e/ou estaduais a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas; assessorar a concepção, o planejamento, a organização, o desenvolvimento e a execução de políticas de pesquisa e pós-graduação no País, colaborando com as associações de dirigentes universitários e com as instituições de fomento e apoio ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação e promover encontros, seminários, simpósios e outros eventos, assim como publicar matérias para divulgar estudos e propostas relacionadas com as áreas da pesquisa e da pós-graduação.

“Vivenciamos um momento de desafios e oportunidades. Acreditamos que quando estamos a enfrentar dificuldades, surgem oportunidades para sermos mais criativos. Precisamos nos somar pelo desenvolvimento da educação em nosso país. Em fóruns como esses, nos agregamos experiências e nos fortalecemos. Desejamos um feliz encontro e sabemos o quanto vocês vão procurar discutir todos os problemas e dificuldades enfrentados pelas nossas instituições”, afirma o reitor Dario Arcanjo de Santana.

“A presença de vários reitores de instituições de ensino superior de Alagoas dá a ver a importância do evento, assim como a presença presidente da fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Alagoas. O apoio da FAPEAL a comunidade científica e acadêmica Alagoas é digno de nota. Nessas Breves palavras não posso deixar de mencionar que ontem, dia 20, a UNIT/AL recebeu o relatório quadrienal da CAPES. Em um ano de funcionamento do programa de Mestrado em Sociedade, tecnologia e políticas públicas da UNIT/AL recebeu o conceito muito bom da comissão. O que nos deu a certeza de que estamos no caminho certo e já no radar da pós-graduação Brasileira”, afirma a Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – COPPE, Drª Daniela do Carmo Kabengele.

Compartilhe: