MENU

11º Fórum Unit de Serviço Social


às 12h19
O curso de Serviço Social do Centro Universitário Tiradentes – Unit a cada ano inova em suas programações e lança a nova programação do Fórum Unit de Serviço Social. O evento que chega a sua 11º edição, vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no auditório I, do bloco C, no campus Amélia Maria Uchôa. Neste ano a temática escolhida foi A Segurança Pública em Questão: o exercício da ordem pela repressão estatal e durante o evento também será realizado uma exposição de livros do Instituto Lukács.
Compartilhe:

Em consonância com os objetivos do curso de Serviço Social do Unit AL e com as diretrizes da formação profissional em formar profissionais com capacidade crítica, propomos a realização de debates que contribuam na formação dos alunos de serviço social em torná-los plenamente capazes de analisar e compreender criticamente a realidade. Então, com esse projeto propõe-se promover a reflexão acerca da segurança pública no Brasil como expressão da ordem pela repressão estatal.

Temos observado que os mecanismos para a intensificação do recrudescimento penal são cada vez mais aperfeiçoados, gerando o aumento do encarceramento como estratégia para gerir e controlar a pobreza. Sob esta ótica, compreende-se que o fenômeno da militarização da vida social é um dos caminhos para se controlar as contradições sociais, incidindo sobre as políticas de segurança pública e estendendo-se às empresas de segurança privadas, o que gera lucro expressivo. Evidencia-se que a expansão contínua do controle penal e o incremento dos mecanismos de recrudescimento penal são tendências que se tornam vetores prósperos de controle social, ampliando o lucro do capital por meio dos novos produtos e equipamentos de segurança pública e privada, como a privatização das prisões.

Desta forma, considerando a dinamicidade que envolve os diversos espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais, seja em instituições públicas, privadas ou  no “terceiro setor” e em movimentos sociais, bem como a atuação profissional nas políticas sociais tem-se a necessidade de fomentar a reflexão do aluno e profissionais acerca dos desafios postos cotidianamente à profissão na área sóciojurídica.

Compartilhe: